331 000

Telefone: |32| 3276-2626

Endereço: Pça. Governador Valadares, s/n (Rodoviária)

E-mail: culturaeturismo@mardeespanha.mg.gov.br

Horário de funcionamento: 08:00h as 12:00h e 13:00h as 17:00h

MEIOS DE ACESSO AO MUNICÍPIO

Mar de Espanha está localizada há 358 quilômetros da capital Belo Horizonte, a cidade fica no sudeste mineiro, próxima dos Estados do Rio de Janeiro e Espirito Santo.

 

RODOVIÁRIO

BR 040

BR 267

MG 126

  

SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

Códigos do Município

DDD: 32

CEP: 36640-000

MAR DE ESPANHA FAZ PARTE DO CIRCUITO TURÍSTICO CAMINHOS VERDES DE MINAS

Contato: (32) 99972-2570

 

cidade de mar de espanha e seus encantos

TURISMO CULTURAL

O município de Mar de Espanha possui um acervo cultural bastante rico, o qual é valorizado pela comunidade através de iniciativas de preservação dos bens culturais. A cidade conta com algumas edificações já protegidas pelo Poder Público, tais como o atual prédio da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal, o edifício do Fórum, a Escola Estadual Estevão Pinto, o prédio da Cadeia Pública, o prédio da Antiga Estação Ferroviária e do Matadouro Municipal, o Clube Recreativo e o Conjunto Paisagístico Parque Dr. José Francisco Schettino.                                                    
Além dos bens tombados, diversos outros bens culturais inventariados, são dignos de apreciação. Entre eles podemos citar, a Igreja de Santa Efigênia e a igreja matriz de Nossa Senhora das Mercês.                            
A cultura popular mardeespanhense é bastante rica. Entre as manifestações e usos tradicionais populares destacam-se a Escola de Aprendizagem Musical, Banda e Coral 24 de Setembro, o Espaço Cultural Falabellao artesanato, as festas religiosas e populares como o Carnaval, a Exposição Agropecuária e o Setembro Festivo.

Patrimônio Histórico

 

“A cultura de um povo é o seu maior patrimônio Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores, é permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato. ”

 

Nildo Lage 

 

Patrimônios Tombados Pelo Município

 

Escola Estadual Estevão Pinto

Fórum

Prefeitura 

Antiga Estação Ferroviária

Cadeia Pública

Parque Doutor José Francisco Schettino

Matadouro

Busto do Prefeito Sérgio Martins

Espaço Cultural Falabella
  • Facebook Social Icon
cidade de mar de espanha e seus enca
cidade de mar de espanha e seus enca

Espaço Cultural Falabella

 

Fundado no dia 16 de setembro de 2005, o Espaço Cultural Falabella, localizado no centro da cidade, abriga o arquivo histórico e o acervo fotográfico do município, além de realizar exposições temporárias e apresentações musicais e teatrais.

Praça Barão de Ayuruoca, n° 112, Centro.

 

TURISMO RELIGIOSO

Santuário Nossa Senhora das Mercês

 

A atual matriz (Santuário) foi construída entre os anos de 1834 e 1840, com acabamento incompleto, era pequena, tinha apenas uma torre com a sacristia à esquerda. Era a capela filial de São José do Além Paraíba, cujo capelão e depois cura foi Padre Felipe da Mota.     
 

Em 12/01/1860 foi nomeada uma comissão para examinar o estado da velha Matriz, ameaçada de ruir. Em janeiro de 1872 foi proibida a celebração de missas em seu interior. A instituição do curato de Nossa Senhora das Mercês do Rio Cágado data de 14 de julho de 1832, através de documento assinado por Diogo Antônio Feijó, Ministro e Secretário de Negócios da Justiça.

 

O arraial do Cágado, formado ao redor da capela, desenvolveu-se com bastante rapidez e foi elevado a vila em 1851 e, ao mesmo tempo, ganhava a denominação de Mar de Espanha. No mês seguinte, era o curato do Cágado elevado à paróquia pela lei mineira n.º 545, de 05 de outubro de 1851.                    

No ano de 1872 deu-se inicio as obras da Matriz de Nossa Senhora das Mercês, cabendo à Irmandade de Nossa Senhora Mercês  sua construção. As obras estiveram paralisadas por algum tempo e o contrato para finalizar as obras foi firmado em 11 de abril de 1882, sendo concluídas dois anos depois.

 

cidade de mar de espanha e seus enca
cidade de mar de espanha e seus enca

Madre Tereza Grillo Michel

 

Madre Tereza Grillo Michel foi Fundadora da Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência. O noviciado aqui chegou em 1913, na Santa Casa de Misericórdia, para onde foi transferido para a "Casa de São José" que foi comprada por madre Teresa em fins de novembro de 1928. Foi uma das ultimas realizações de Madre Teresa no Brasil, que retornou à Itália, no dia 2 de maio de 1929, mas consolada em ver seus próprios olhos o que considerava a mais bela flor da filial brasileira.

 

cidade de mar de espanha e seus enca
cidade de mar de espanha e seus enca
cidade de mar de espanha e seus enca
cidade de mar de espanha e seus enca
cidade de mar de espanha e seus enca
Santo Antônio
Nossa Senhora da Glória
Nossa Senhora do Rosário
Capela de Santa Efigênia

São Luíz Orione 

 

São Luis Orione é um dos maiores e mais conhecidos apóstolo da caridade e do bem, surgidos em nossos tempos, para dar testemunho de amor a Cristo e aos irmãos, mediante uma inquebrável fidelidade a Igreja. Entre os anos 1921 e 1934, São Luís Orione viveu em Mar de Espanha.

4
1
2
3

TURISMO RURAL

Foto: Matheus Borsato
#estradas #cavalo #domingo #cachorro #dog #mardeespanha #vainocavalinho #maresp #amomaresp #tranquil
Ponte de Ferro sob o olhar do _harddoug #amomaresp

Na zona rural do município de Mar de Espanha é possível encontrar belas paisagens e atrativos típicos da região. No final do mês de agosto, com a temporada da cana-de-açúcar, a produção do açúcar mascavo torna-se atração da cidade. Registrado como patrimônio imaterial do município, o passo-a-passo do modo artesanal de fazer o produto pode ser acompanhado pelos visitantes, em uma das fazendas locais.

 

A cana também aumenta a produção de cachaça. Numa pousada da cidade, onde também funciona um alambique, os turistas podem ver todo o processo de feitura de aguardente. Os tonéis feitos com diferentes madeiras dão cores e sabores diversos à bebida, que pode ser degustada ali mesmo.                                                                                                                                                         A cidade conta ainda com um sítio arqueológico, localizado na região conhecida como Córrego de Areia. "Lá podem ser encontrados cavernas, pinturas rupestres e cacos de cerâmica que são traços dos nossos antepassados, tudo catalogado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)." A mesma região é banhada por inúmeras cachoeiras, além de pedras grampeadas que permitem a prática de esportes radicais como montanhismo e rapel.

ATRATIVOS NATURAIS

Os recursos naturais do município constituem o maior potencial turístico de Mar de Espanha. A Estação Ecológica é a principal Unidade de Conservação da região, preserva uma área de aproximadamente 188 hectares de vegetação remanescente da Mata Atlântica. A cidade conta com belos atrativos naturais, como as cachoeiras da Bocaina e Pedro Duim, o campo das Palmeiras e o mirante do Morro Santa Efigênia e Morro Altíssimo.

Estação Ecológica 

 

A Estação Ecológica, próxima ao centro da cidade, preserva uma área de aproximadamente 188 hectares de vegetação remanescente da Mata Atlântica, sendo a principal unidade de conservação da região.

 

Rua Senador Cortes, s/n

(32) 3276-1503

1
Bike

Trilhas (Bike e Moto)

 

Alto do Facão: Saudade

Fazendinha: Uricânia

Morro das Pedras: Alpes

Pitangueira: Saudade e Minerva

Serrinha: Córrego de Areia

Visual: Alpes e Córrego de Areia

 

Cachoeiras

Bocaina

Além da bela cachoeira, a bocaina possui ainda açude, piscinas naturais, serviço de hospedagem em 12 chalés, bar e restaurante com comida no fogão à lenha.

Mais informações: www.bocainamardeespanha.com

(16) 9 9778-7575 ou (32) 9 8893-9629

 

Pedro Duim 

Bela cachoeira com tirolesa, rapel, bar, áreas de camping e lazer.

Mais informações: (32) 9 9993-3046

Fumaça

Aproximadamente 7km após o Distrito de Saudade.

Prainha Estevão Pinto

Estrada vicinal que liga Mar de Espanha ao Distrito de Saudade, ao lado da Capela de Estevão Pinto.

Prainha Bambuzal

Estrada vicinal que liga Mar de Espanha ao Distrito de Saudade, ao lado da Ponte de Ferro.

Igrejas

pharmacy-1_icon-icons.com_58850.png

Farmácias

icone-carrinho-de-compras-png.png

Compras

Transporte

Tem alguma sugestão para o nosso site? Envie sua mensagem agora! 

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Mar de Espanha
Endereço: Praça Barão de Ayuruoca 53, Centro - Mar de Espanha MG, CEP 36640-000 
Tel.: (32) 3276-1225 - Alô Prefeito:. (32) 98809-4127 - Email: gabinete@mardeespanha.mg.gov.br