331 000

TRADIÇÕES

   Mar de Espanha têm suas origens nas tradições, usos e costumes dos colonizadores portugueses, com forte influência das culturas indígena e africana. Essas influências estão guardadas nos objetos de artesanato, na culinária e danças típicas, nas músicas, na linguagem e literatura oral, na medicina popular e nas festas com manifestações populares tradicionais.

   O Zé Pereira é uma típica tradição carnavalesca do município, que é conduzido pelo Jose Francisco Dutra, o Zezinho Pipoqueiro. Com forte importância cultural, Zezinho leva as ruas de Mar de Espanha o tradicional bloco do Zé Pereira, com além da bateria,diversos instrumentos de sopro e fantasias. 
   Para ganhar a vida, Zezinho usa seu carro para fazer anúncios publicitários em alto-falantes e vende pipoca em sua carrocinha na Praça Central da cidade.                                                                                                         

   Em 2010 o Zezinho Pipoqueiro participou do quadro Lata Velha do Programa Global Caldeirão do Huck. Ele teve seu Variant TL reformado e ganhou um novo carrinho de pipoca, um dos seus instrumentos de trabalho.

   Na culinária, Mar de Espanha possui uma experiência gastronômica tipicamente mineira e um dos pontos mais fortes são os queijos e doces. Hoje o setor é muito bem representando  pela Cooperativa dos Produtores de Leite do Município de Mar de Espanha de responsabilidade Limitada, muito conhecida em outros estados e procurada por visitantes.

    A Cooperativa Maresp fica localizada na Praça Governador Valadares, 128, no Centro da cidade.

    Telefone: (32) 3276-1210

Prefeitura Municipal de Mar de Espanha
Endereço: Praça Barão de Ayuruoca 53, Centro - Mar de Espanha MG, CEP 36640-000 
Tel.: (32) 3276-1225 - Email:
gabinete@mardeespanha.mg.gov.br
 

  • Facebook
  • Instagram